cpf-jpg

Saiba tudo sobre o SPC e Serasa

SPC e SERASA, só de escutar esse nome o arrepio na espinha é sentido por alguns. SPC é a sigla para Serviço de Proteção ao Crédito e é um sistema de informações de crédito que utiliza os registros de adimplência ou inadimplência de pessoas físicas ou jurídicas, que podem ou não usufruir de crédito.

Ou seja, é o sistema que informa a uma empresa ‘x’ se é seguro para ela ou não emprestar dinheiro para uma pessoa física ou jurídica, por exemplo. As ‘proibições’ incluem a retirada de empréstimos bancários, abertura de contas a prestação ou uso da opção crédito para pagamento de contas.

 

Seu nome está no sistema? Saiba o que fazer:

Cheques sem fundos ou o atraso no pagamento de uma fatura podem colocar qualquer nome no SPC. É preciso ter cautela e saber que não há impunidade e, mesmo que tenham sido fatos isolados, é sempre possível que o nome ingresse no sistema. Por isso, precisa-se resolver essa questão o mais rápido possível para “não ficar com o nome sujo na praça”. De qualquer forma, há maneiras viáveis e acessíveis para tirar o seu nome do sistema e, assim, conseguir realizar compras com cartão de crédito e benefícios em empréstimos. 

  •       Pagamento da dívida

Você tem uma dívida a ser paga, não esconda. Erga a cabeça e encare uma maneira de pagá-la. Negocie o pagamento ou, em casos mais extremos onde a conversa não resolve, venda algum objeto ou, em última instância, solicite o pagamento por um familiar e pague em parcelas para ele.

  •           Prazo de validade de títulos prescritos

Em casos como cheques sem fundo, por exemplo, o devedor necessita observar a prescrição, caso este já tenha passado, segundo o código civil, o título não pode ser cobrado e, portanto, a dívida deixa de existir.

  •          Disputa judicial

Tem aumentado o número de devedores que questionam o valor de suas dívidas perante a justiça. Portanto, consultá-la talvez auxilie num processo mais acelerado da retirada da lista de inadimplência do SPC.

Lembrando também que após cinco anos de inadimplência o nome deve ser retirado da lista, mesmo que a dívida não seja paga.